top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Paula de Moura Souza

Publicando o Diário de Au Pair

Ainda não consegui me decidi se é mais difícil escrever ou publicar um livro. Porém, sei dizer que são dois processos mais cansativos que as pessoas costumam imaginar.

No meu caso, auxiliou muito o fato que eu já tivesse escrito no blog Mundo Anafora (hoje desativado), com mais de 50 posts para me ajudar a lembrar e escrever a minha experiência na Alemanha com maior nitidez. O trabalho maior foi unir as pontas de uma maneira que tudo fizesse sentido, escrevendo ou resumindo capítulos que deixassem a história mais fluída.

Também precisei da ajuda de outras pessoas (família e amigos) e de uma revisora profissional para finalizá-lo, porque depois de um tempão com o mesmo texto, você acaba se afundando em alguns trechos, e mesmo sabendo que ainda não está bom ainda, não sabe o que fazer para sair dali.

Ser perfeccionista não ajuda em nada. Juro que mudaria alguma coisa cada vez que abro o arquivo Word com o Diário. Mas também não adiantaria ele ficar para sempre guardado numa pasta de computador, uma hora eu tinha que aceitá-lo, com as imperfeições e os vícios de uma escritora ainda amadora na sua primeira publicação.

Por isso, depois da última revisão, decidi que já gostava dele o bastante para compartilhar com vocês.

Na busca por meios de publicar o Diário, descobri que existem muuuuuuuuitas editoras, com diversas propostas: as tradicionais, que publicam seu livro sem cobrar nada, mas deixam apenas uma porcentagem ao autor (e são dificilíssimas de entrar), existem editoras que você paga por todos os serviços e depois recebe pela venda do livro, e também existe a possibilidade de controlar todo o processo e lançar de forma independente, que diminui muito os custos, apesar de dar mais trabalho. Escolhi esta opção, claro. o/

Na tabela abaixo vocês podem conferir quais são os custos aproximados com cada parte do processo:

A revisão e ilustração da capa já foram feitas, agora entraremos com o processo de diagramação do texto, e da capa, que espero que fique ainda mais bonita que essa aqui, que fiz rapidinho pelo computador:

Estou animada por este projeto e espero que vocês também gostem do resultado!


Para contribuir com a publicação, você tem algumas opções, a partir de 5 reais, que pode conhecer aqui: como contribuir com a publicação do Diário de Au Pair.


Um grande abraço,


Ana Paula de Moura Souza

25 visualizações0 comentário
bottom of page